Conhecendo o Curso

MESTRADO ACADÊMICO INTERINSTITUCIONAL (MINTER) EM CIÊNCIAS DA SAÚDE

PELA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS (UNIMONTES), MONTES CLAROS, MINAS GERAIS, EM PARCERIA COM O INSTITUTO DE PESQUISA E EXTENSÃO EM SAÚDE PÚBLICA (INPES),

Nosso Programa

    O Mestrado Interinstitucional (MINTER) em Ciências da Saúde da parceria INPES/UniMontes tem duração de 24 meses e tem crédito mínimo de 30 podendo ser realizado em 11 disciplinas ou mais (obrigatórias e optativas). As aulas ocorrem, preferencialmente, um final de semana na sexta à noite e sábado e domingo pela manhã e tarde. Para conclusão do Mestrado, é exigido um produto científico que pode ser um artigo ou patente. A orientação é realizada por um (a) docente da UniMontes, a co-orientação e assessoria é feita pelo tutor local.

    Proporcionando aprimoramento científico-tecnológico de recursos humanos de nível superior em concordância com métodos de investigação científicas interdisciplinares de interesse à Saúde humana, com o objetivo de identificar, investigar, analisar e apontar soluções para problemas de Saúde complexos visando-se, assim, a melhoria da qualidade de vida das populações humanas.

Duração do Curso

24 Meses

Ementa do Curso

Editais e Resultados

Linhas de Pesquisa

Conheça nossas linhas de pesquisa

    Esta linha de pesquisa propõe estudos do processo de ensino-aprendizagem na área da saúde, de tecnologias, políticas e práticas de educação em saúde. Envolve ainda estudos avaliativos na produção de conhecimento visando à melhoria da efetividade, eficiência e qualidade de políticas, sistemas e programas de saúde.

  Esta linha de pesquisa visa o estudo de dados epidemiológicos populacionais e moleculares na compreensão do processo saúde-doença.

  Esta linha de pesquisa tem como objetivo investigar os aspectos clínicos e novas metodologias diagnósticas das doenças humanas. Também agrega projetos de pesquisas que possam contribuir para um maior conhecimento sobre o controle terapêutico das doenças.

  Esta linha de pesquisa destina-se a estudar, com a utilização de técnicas de investigações laboratoriais diversas, os agentes patogênicos, os mecanismos de formação das doenças e suas repercussões morfofuncionais encontradas no organismo humano e nos seus modelos experimentais.

Corpo Docente

UniMontes / InPES BA

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Doscente

CRISTINA ANDRADE SAMPAIO

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Montes Claros, mestrado em Epidemiologia e doutorado em Saúde Coletiva pela Universidade Federal de São Paulo. Tem experiência nas áreas de Saúde Coletiva, Antropologia, Antropologia Médica e Pesquisa Qualitativa em Saúde

Doscente

RENATO SOBRAL MONTEIRO JÚNIOR

Pós-doutorado em Psiquiatria e Saúde Mental pelo Instituto de Psiquiatria da Universidade Federal do Rio de Janeiro, com estágio de curto prazo na Norwegian National Advisory Unit for Aging and Health (Oslo, Noruega). Doutor em Medicina (Neurologia-Neurociências) pela Universidade Federal Fluminense. Mestre em Ciências do Exercício e do Esporte pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Possui graduação em educação física pela Universidade Salgado de Oliveira. É especialista em Fisiologia do Exercício e Avaliação Morfofuncional (UGF) e em Recuperação Musculoesquelética (UniFOA). Professor e pesquisador efetivo da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), atuando no Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ciências da Saúde (CONCEITO CAPES 6), no Departamento de Educação Física e do Desporto e na Universidade Aberta do Brasil. Professor do Programa de Pós-graduação em Medicina (Neurologia-Neurociências) da Universidade Federal Fluminense. Pesquisador colaborador do Aldring og Helse (Oslo, Noruega) . Foi docente e coordenador do Curso de Bacharelado em Educação Física do Instituto Brasileiro de Medicina de Reabilitação – IBMR – Laureate International Universities (2013-2016). Foi docente do curso de educação física da Universidade Iguaçu (UNIG) de 2013 a 2015. Foi Coordenador e Professor do Curso de Pós-graduação Lato Sensu em Biomecânica e Fisiologia do Exercício para o Desempenho Humano (UniFOA) de 2012 a 2014. É pesquisador líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Neurociência, Exercício, Saúde e Esporte (GENESEs – Unimontes), pesquisador do Laboratório de Neurociência do Exercício (LaNEx UFRJ) e do Grupo de Estudos em Neurociência e Exercício (GENE – UFVJM). Pesquisador colaborador da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) na área de Exergames. Sua área de pesquisa é voltada para os efeitos do exercício físico no envelhecimento, neurociência do exercício e reabilitação e treinamento com exercício baseado em realidade virtual. Especialista em revisão sistemática e meta-análise.

Doscente

MARCOS FLAVIO SILVEIRA VASCONCELOS D'ANGELO

Marcos Flávio Silveira Vasconcelos D’Angelo ingressou na Universidade Estadual de Montes Claros em 2000 como Professor Associado em Ciência da Informação. Ele recebeu seu B.S. e M.S. Graduado em Engenharia Elétrica pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais em 1998 e 2000, respectivamente, o Doutorado Graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Minas Gerais em 2010. Em um sentido amplo, os principais interesses de pesquisa de D’Angelo incluem sistemas dinâmicos e teoria / aplicações de otimização e computação suave. Em particular, seu trabalho tem se concentrado na engenharia de manutenção.

Doscente

JOÃO MARCUS OLIVEIRA ANDRADE

Doutor em Ciências da Saúde pela Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes – 2013-2015). Mestre em Ciências da Saúde (Unimontes 2011-2012) e Graduado em Enfermagem (Unimontes – 2007-2010) e em Medicina (UNIFIPMOC – 2014-2020). Atua como professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde e do Curso de Enfermagem (Unimontes) e da Faculdade Santo Agostinho (FASA). Desenvolve estudos com foco na Obesidade, Síndrome Metabólica, Resveratrol e Sistema Renina-Angiotensina. 

Doscente

CARLA SILVANA DE OLIVEIRA E SILVA

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1997), especialização em Enfermagem em Saúde Pública pela Escola de Enfermagem da UFMG (1999), Mestrado em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo (2010) e Doutorado em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo (2013).Pós-doutorado pela Universidade Federal de Saõ Paulo. Atualmente é Professora do ensino Superior da Universidade Estadual de Montes Claros UNIMONTES. professora permanente do programa de Pós Graduação em Ciências da Saúde, Tem experiência na área de Enfermagem, professora do ensino superior FASA. atuando principalmente nos seguintes temas: saúde do adulto, saúde do idoso, semiologia e semiotécnica da enfermagem e gestão de serviços de saúde

Doscente

MARISE FAGUNDES SILVEIRA

Possui graduação em Matematica (Unimontes), Especialização em Estatística (UFMG), Mestrado em Ciências da Saúde (UNIFESP) e Doutorado em Saúde Coletiva pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Foi professora de Matemática no Ensino Fundamental e Médio durante 16 anos e atualmente é professora de Estatística na Universidade Estadual de Montes Claros, onde também ministra aulas de Bioestatística no programa de pós-graduação Stritu Sensu em Ciências da Saúde e Cuidados Primários em Saúde. Tem experiência na área de Probabilidade e Estatística, com ênfase em Estatística Aplicada à Ciências da Saúde, atuando principalmente em pesquisas que utilizam Modelos de Regressão aplicados em dados epidemiológicos. Na Extensão, atua como coordenadora regional do programa de iniciação científica (PIC) da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas – OBMEP e do Programa SAMTEA – Serviço de Assistência Multiprofissional à indivíduos com TEA.

Doscente

DESIRÉE SANT'ANA HAIKAL

Graduada em Odontologia pela Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG,1998). Especialista em Saúde Pública pela Faculdade de Farmácia da UFMG (1999). Mestre (2004) e Doutora em Odontologia em Saúde Coletiva pela Faculdade de Odontologia da UFMG (2013). É professora da disciplina de Epidemiologia e da disciplina de Clínica de Adequação do Meio Bucal do curso de graduação em Odontologia da Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES). É professora do quadro permanente do Programa de Pós Graduação em Ciências da Saúde (PPGCS) da UNIMONTES, atuando na disciplina de Bioestatística na pós graduação. Orienta alunos de Mestrado e Doutorado em Ciências da Saúde. Desenvolve projetos de pesquisa em parceria com pesquisadores de renomadas Instituições de ensino/pesquisa nacionais e internacionais. Atua como consultora de periódicos científicos nacionais e internacionais. Tem atuado principalmente nas áreas de Saúde Coletiva, com ênfase em Epidemiologia, Saúde Bucal, Saúde do Trabalhador, Saúde do Idoso, Saúde do Adulto, Doença de Chagas e Avaliação de serviços de Saúde. É pesquisadora integrante do grupo de Pesquisa Vigilância da Saúde.

Doscente

JOÃO FELÍCIO RODRIGUES NETO

Possui graduação em Medicina pela Universidade Estadual de Montes Claros (1993), mestrado em Epidemiologia pela Universidade Federal de São Paulo (1998) e doutorado em Medicina Interna e Terapêutica pela Universidade Federal de São Paulo (2001). Especialista em Clínica Médica e em Homeopatia reconhecido pelo Conselho Federal de Medicina. É professor titular de Clínica Médica da Universidade Estadual de Montes Claros onde atua no curso de medicina com a metodologia aprendizagem baseada em problemas e professor permanente nos cursos de mestrado e doutorado em Ciências da Saúde. Tem experiência na área de clínica médica e em Homeopatia. Atua principalmente nos seguintes temas: Epidemiologia populacional e molecular, Homeopatia, Educação e Saúde. Pró-Reitor de Ensino/Graduação da Universidade Estadual de Montes Claros – Unimontes de dezembro de 2012 a dezembro de 2018. 

Doscente

ANDREA MARIA ELEUTERIO DE BARROS LIMA MARTINS

Possui graduação em Odontologia pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (1988), mestrado e doutorado em Saúde Pública (Epidemiologia) pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (2001 e 2008). É professora de epidemiologia do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde da Universidade Estadual de Montes Claros, Unimontes. É professora do quadro permanente do Programa de pós-graduação em Ciências da Saúde (Doutorado / Mestrado) da Unimontes. É professora das disciplinas metodologia científica e epidemiologia das Faculdades Unidas do Norte de Minas (FUNORTE). Tem cargo efetivo na Prefeitura Municipal de Montes Claros (Coordena o Levantamento epidemiológico das condições de saúde bucal e qualidade da assistência odontológica entre escolares de Montes Claros Minas Gerais – Brasil 2018). Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Epidemiologia, atuando principalmente na área de saúde coletiva nas linhas de pesquisa: Epidemiologia geral, alfabetização em saúde, avaliação de programas e serviços de saúde, saúde bucal e saúde do trabalhador. É líder do Grupo de pesquisa Vigilância da Saúde (CNPq) da Unimontes. Atua como consultora adhoc de periódicos nacionais e internacionais. Atua como membro de Comitê de Ética em Pesquisa da FUNORTE. É bolsita de produtividade do CNPq. 

Doscente

MARCELO PERIM BALDO

Graduado em Farmácia pela Escola de Ensino Superior do Educandário Seráfico São Francisco de Assis (2003). Fez mestrado (2008) e doutorado (2011) em Ciências Fisiológicas pela Universidade Federal do Espírito Santo com experiência em infarto do miocárdio experimental e insuficiência cardíaca. Concluiu o pós doutorado na Vanderbilt University investigando mecanismos eletrofisiológicos das arritmias cardíacas em modelos experimentais de infarto agudo do miocárdio e de taquicardia ventricular polimórfica catecolaminérgica. Foi membro da Câmara de Assessoramento da FAPEMIG por dois anos na área de Ciências Biológicas e Biotecnologia. Atualmente é professor do Departamento de Fisiopatologia da Universidade Estadual de Montes Claros – UNIMONTES e do Departamento de Medicina das Faculdades Integradas Pitágoras. É professor permanente do colegiado do Programa de Pós Graduação em Ciências da Saúde, atuando no estudo da Hipertensão Arterial e da Insuficiência Cardíaca.

quero ser um Paciente modelo.

o que é? quais os benefícios e obrigações?

     Os alunos dos cursos de imersão irão realizar a consulta com o paciente modelo, desenvolver um plano de tratamento e aplicar as técnicas sob a supervisão de um instrutor. O objetivo de utilização de pacientes modelos é propiciar ao aluno do curso de imersão a experiência de um atendimento clínico real.

      Todos os pacientes, antes do procedimento, deverão concordar com os termos e assinar o “Termo de Consentimento Informado” correspondente ao procedimento. Neste documento serão apresentados a proposta terapêutica, os procedimentos utilizados e as possíveis complicações ou riscos decorrentes das intervenções.

     Os procedimentos são realizados por profissionais da área da saúde com formação em estética (pós-graduandos ou profissionais experientes).  Os pacientes são atendidos em um ambiente clínico, com a aplicação de protocolos de segurança e supervisão de um Responsável Técnico. 

Vantagens de ser paciente modelo

  • O preço do procedimento é reduzido, pois o paciente modelo paga o valor mínimo do procedimento; 
  • Os procedimentos são supervisionados por profissionais com experiência clínica em estética; 
  • Não há diferença na qualidade dos materiais utilizados entre pacientes modelos e pacientes particulares; 
  • Não há diferença dos protocolos clínicos aplicados entre pacientes modelos e pacientes particulares; 
  • Como não há diferença na qualidade do material utilizado e do protocolo clínico aplicado entre pacientes modelos e pacientes particulares são garantidos os mesmos resultados; 
  • Todos os alunos possuem formação na área da saúde e estética; 

atenção!

      Não será considerado no preço do procedimento para o paciente modelo, a complementação da aplicação, retoques ou continuidade de tratamento. Para participar novamente como paciente modelo, uma nova inscrição deverá ser realizada.  

      Após a inscrição, o InPES poderá entrar em contato com o interessado em até 15 dias para que seja agendada uma avaliação clínica. Caso seja identificada alguma contraindicação, o interessado não poderá ser atendido como paciente modelo.  Depois de ser aprovado como paciente modelo, o paciente deverá efetuar o pagamento na sede do InPES no período informado pela Instituição e comparecer para a realização do procedimento do dia, horário e local informados. 

Faça sua inscrição agora mesmo!