bts merchbts merchbts butter mercharmy bombbts army bombbts merchandisebts official shopbts official merchbts official merchandisebts store

Pesquisa Científica

      A Pesquisa Científica é o conjunto de ações realizadas de forma racional e sistemática direcionadas a obtenção de respostas para problemas propostos. Ela auxilia na construção do conhecimento humano e, na área de Saúde, contribui para a elaboração de estratégias preventivas e intervenções que visem garantir a melhoria da saúde e qualidade de vida da comunidade.
      Um dos pilares do INPES, a pesquisa objetivará identificar as principais doenças que atingem o ser humano em todas suas formas, bem como, as condições de saúde das populações.

ACESSE  NOSSA LISTA DE PRODUÇÕES CIENTÍFICAS

Pesquisas dos Discentes

Conheça as pesquisas dos nossos Discentes

Linhas de Pesquisa

Conheça nossas linhas de pesquisa

        A Coordenação de Pesquisa e Extensão do InPes conta com dois núcleos de Pesquisa: o Núcleo de Extensão, Pesquisa e Estudos de Doenças Crônicas (NEPEdc) que possui duas linhas de pesquisa: Epidemiologia das Doenças Crônicas e Funcionalidade e Doenças Crônicas,  e o Núcleo de Pesquisa e Estudo em Saúde Pública (NuPES) com uma linha de pesquisa Epidemiologia em Saúde Pública.

nepedc2-removebg-preview

Núcleo de Extensão, Pesquisa e Estudos de Doenças Crônicas (NEPEDC)

Linhas de pesquisa:

  1. Epidemiologia das doenças crônicas – visa investigar a ocorrência e distribuição das doenças crônicas, bem como, os fatores associados, eventos relacionados e determinantes sociais.
  2. Funcionalidade e doenças crônicas – investiga as repercussões das doenças crônicas na funcionalidade e suas consequências na saúde e qualidade de vida.
NUPES - sem fundo 1

Núcleo de Pesquisa e Estudo em Saúde Pública (NuPES)

Linha de Pesquisa:

  1.   Epidemiologia em Saúde Pública – busca investigar a ocorrência e distribuição dos mais diversos agravos, condições e eventos relacionados à saúde e seus determinantes sociais. Estuda as características sociodemográficas, culturais e ambientais e sua relação com o processo saúde-doença.

Pesquisador responsável

Stenio Fernando Pimentel Duarte

      Possui graduação em Ciências Biológicas na modalidade de Licenciatura Plena pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2001), mestrado em Ciências (Fisiologia e Fisiopatologia Clínica e Experimental) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2002) e doutorado em Ciências (Fisiopatologia Clínica e Experimental) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2006). Tem experiência na área de Genética, com ênfase em Biologia Molecular e Fisiologia Humana, atuando principalmente com os temas: doenças crônicas, destacando a obesidade humana; polimorfismos genéticos e ataxias espinocerebelares. Atuou como docente da Faculdade Independente do Nordeste – FAINOR. Atualmente exerce cargo de presidência do Instituto de Pesquisa e Extensão em Saúde Pública (InPES). Tem experiência em gestão como Diretor de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão da FAINOR, Coordenador de Iniciação Cientifica, Coordenador Operacional do Mestrado Gestão de Organizações Aprendentes – MPGOA, decorrente de parceria da UFPB e FAINOR. Dedica-se também a pesquisa, no qual lidera um grupo denominado NEPEdc (www.nepedc.com.br). É autor de livros como “Obesidade – uma visão multidisciplinar”, “Ensaio sobre o envelhecimento” e “Condições de saúde do idoso nordestino”.

Rolar para o topo